DICAS PARA MELHORAR SUA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES IDOSOS

1.CONSTRUIR RELACIONAMENTO E MOSTRAR EMPATIA

Ao conhecer um novo paciente, lembre-se de que provavelmente trabalhará com essa pessoa por meses. Por esse motivo, você deve se esforçar para ter um relacionamento respeitoso e empático. Embora possa ser difícil ganhar a confiança de uma pessoa significativamente mais velha (especialmente se eles forem céticos em relação a todos os profissionais médicos), vale a pena.

2.SEJA PACIENTE

Muitos idosos sofrem de perda auditiva, mobilidade restrita, declínio cognitivo, lentidão no processamento de informações ou mesmo uma combinação desses fatores. A maneira como você conduz uma conversa também pode ser menos focada do que você está acostumado.

Mas assim que você se sentir irritado, os pacientes sentirão isso imediatamente e, no pior dos casos, até se recusarão a cooperar mais. Em um mundo ideal, você seria capaz de planejar com mais antecedência os pacientes mais velhos. Na prática, isso geralmente não é possível, então tudo que você precisa fazer é ser paciente.

3.OUÇA ATIVAMENTE

A adesão do paciente à terapia aumenta quando ele se sente compreendido. Para conseguir esse efeito, use técnicas de escuta ativa, como parafrasear, fazer perguntas e nomear emoções.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode melhorar ativamente seu relacionamento com o paciente e construir confiança:

“Isso é incrível! Por favor, me fale mais sobre isso! “

“Isso fez você se sentir ótimo, não é?”

“Isso é ótimo! Como você se sentiu então? “

“Estou muito orgulhoso de sua conquista! Como você está se sentindo?”

4.NÃO CRITIQUE

Se você apenas julgar uma pessoa criticamente, nunca será capaz de mudar seu comportamento. Em vez disso, você pode usar técnicas como entrevistas motivacionais para ajudar o paciente B. Incentive estilos de vida mais saudáveis. Isso é especialmente importante com os idosos – muitos não gostam de ser criticados e mandados por um jovem.

5.NÃO FALE SOBRE DOIS TÓPICOS AO MESMO TEMPO

Você pode ficar tentado a falar sobre tudo ao mesmo tempo, mas isso só confundiria uma pessoa mais velha. Isso significa: se um paciente tem dores nas costas e nos joelhos, você pode falar primeiro sobre as costas, depois sobre o joelho e, a seguir, sobre o programa de exercícios.

6.DEIXE O PACIENTE TOMAR DECISÕES (SEMPRE QUE POSSÍVEL)

Para muitas pessoas, o envelhecimento está associado à perda de autonomia e desamparo. Para neutralizar esses sentimentos, deixe seus pacientes tomarem suas próprias decisões. Por exemplo, você pode permitir que seus pacientes definam suas próprias metas de reabilitação e escolham exercícios (se possível).

7. EVITE INTERRUPÇÕES

A principal reclamação de todos os pacientes é: “O terapeuta simplesmente não escuta!” Muitos pacientes desejam compartilhar suas experiências pessoais e outras informações com você – e é sua função ouvi-los.

Isso não apenas o ajuda a construir harmonia – enquanto ouve, você pode encontrar informações relevantes que o ajudarão a adequar o tratamento às necessidades e personalidade do paciente.

8.FAÇA COM QUE OS PACIENTES MAIS VELHOS SE SINTAM BEM FISICAMENTE

É importante que os pacientes se sintam confortáveis ​​e seguros com você. Invista em móveis seguros e ergonômicos adequados para pessoas de todas as idades. Verifique se o seu consultório está claro o suficiente e se a temperatura está confortável. Ofereça ao seu paciente um copo d’água.

Graças às dicas listadas acima, você pode melhorar significativamente sua comunicação com os idosos. Se você ainda tem a sensação de que ainda precisa melhorar suas habilidades pessoais, talvez queira fazer um curso correspondente – o investimento valerá a pena!

Que a população idosa está aumentando você já sabe, certo?

Mas você já parou para pensar que a demanda por Fisioterapeutas especializados em Gerontologia também tem aumentado?

Conheça a Pós-Graduação em Fisioterapia em Gerontologia da Faculdade Ceafi. Ao término dessa especialização, você Fisioterapeuta estará capacitado a atuar na prevenção dos impactos decorrentes do processo de envelhecimento e na reabilitação e tratamento de deficiências e incapacidades já instaladas, com visão de trabalho interdisciplinar.

Temos uma consultoria on-line para conhecer toda a grade do curso, corpo docente, condições especiais . Clique no link para entrar em contato.