Como fazer marketing para clínicas de fisioterapia

Saber como fazer marketing para clínicas de fisioterapia é importante para quem deseja receber clientes em um nível mais consistente, sem precisar depender de indicações, recomendações e, principalmente, do plano de saúde, que normalmente paga menos do que os pacientes particulares. No entanto, saber como fazer uma estratégia dessas não é tão fácil quanto parece.

Hoje em dia, o marketing não é compreendido pela ferramenta que realmente é. Para muitos, o marketing é uma espécie de “magia”.

Basta colocar uma campanha no ar para, magicamente, ter milhares de clientes na sua porta. Para outros, marketing é uma “enganação”: não importa o que você faça ou quanto invista, nunca trará resultados. Na verdade, não é nem um e nem o outro: uma boa estratégia publicitária traz resultados sim, mas não do dia para a noite.

Quer saber como fazer marketing para clínicas de fisioterapia do jeito certo e usando a Internet para isso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como fazer marketing para clínicas de fisioterapia: 6 dicas

1. Tenha um site com layout limpo e fácil de acessar

Um site profissional é como um cartão de visitas: um bom layout pode impressionar, e um design bagunçado afastará todos os seus clientes. O site é o primeiro contato que o público terá com a clínica, então ele deve representar tudo o que a sua empresa acredita, como a missão, valores e transparência.

Mantenha a interface dele simples, com apenas as informações necessárias: coloque os serviços oferecidos, os profissionais que atendem na clínica, se há atendimento por convênio, o endereço e meios de contato. Caso esteja alinhado com o plano administrativo da empresa, coloque também os valores dos principais serviços oferecidos.

Essas são as principais dicas que uma agência líder de SEO vai dar a você, caso peça uma ajuda sobre o assunto. Portanto, comece com esses pontos para garantir um site otimizado.

2. Faça um planejamento de público e estude onde ele se encontra

Marketing é, em outras palavras, conectar o público consumidor ao seu negócio. É fazer o meio de campo entre quem quer comprar e quem quer vender. Por isso, você precisa entender quem é o seu cliente e onde ele está.

Por exemplo, talvez o seu cliente seja o usuário de um plano de saúde que recebeu orientação do médico para fazer fisioterapia. Ele vai procurar na operadora por uma clínica próxima da sua casa que atenda pelo plano.

Ou seu cliente pode ser alguém que busca por uma clínica de modo proativo, porque tem um problema X ou Y a resolver. Nesse caso, por onde ele faz essa pesquisa e como você pode aparecer para esse consumidor?

3. Promova os serviços de sua clínica

Não se prive de fazer posts na Internet ou investir em recursos que vão promover os seus serviços. Por exemplo, faça anúncios no Google Ads ou no Facebook Ads, promova suas páginas e aumente seu alcance. Seu negócio só vai começar a ter muitos clientes quando as pessoas souberem que ele existe.

4. Tenha um blog e poste com frequência

A fisioterapia é uma área que abre muitas dúvidas das pessoas. Para que eles possam contratar os serviços da sua clínica, é necessário que eles leiam muito e estejam informados sobre o assunto.

Por isso, faça um blog em seu site e poste artigo com frequência. Isso atrairá pessoas na Internet e aumentará a sua autoridade perante o público.

5. Não tenha medo de usar as redes sociais

As principais redes sociais que funcionam para a área de saúde são os gigantes Facebook e Instagram (eles tem 127 milhões e 66 milhões de usuários brasileiros respectivamente). Ter uma conta nessas duas plataformas ajuda sua clínica a crescer e a se aproximar de seu público, criando um vínculo que só existia na época de médicos de família!

O conteúdo de sua conta deve ser recheado de informações importantes sobre os serviços de sua clínica, os benefícios da fisioterapia e outros conteúdos que introduzam ao seu público o universo da saúde, mas sem deixar o carisma de lado.

6. Tenha o Whatsapp como aliado

O Whatsapp é fácil, prático, e um aplicativo de comunicação que quase todo mundo tem. Literalmente: 99% dos celulares no Brasil têm WhatsApp. Com a sua ascensão, as pessoas perderam o hábito de usar o telefone, e passaram a preferir serviços que dispensassem a necessidade de uma ligação.

Ter o número de sua clínica disponível para Whatsapp atrai novos clientes e fideliza os antigos, pois sua clínica estará sempre a um passo de alcance para eles, e vice-e-versa. Sua empresa pode até mandar uma mensagem amiga perguntando como eles estão e se precisam de alguma coisa, estreitando o laço de médico e paciente

Pronto! Agora você já sabe como fazer marketing para clínicas de fisioterapia e, desse modo, pode começar a montar uma estrutura básica para receber um fluxo estável de novos clientes. Lembre-se de que não há mistério em relação ao marketing: uma boa estratégia é aquela que começa onde seu cliente está e o conduz por todo caminho até chegar à sua empresa. Portanto, leve os clientes para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Quai dessas dicas pareceu mais útil para você? Comente abaixo com a sua opinião!

A Faculdade CEAFI é uma Faculdade de Ensino Superior, pioneira no Centro-Oeste, que há 20 anos, oferece cursos de formação na área da saúde, com excelência e qualidade, foco em desenvolvimento de carreiras e posicionamento estratégico que atendam às exigências do mercado, tendo como diferencial competitivo os resultados entregues a estes profissionais, comprovados em  nossa pesquisa de empregabilidade, onde 77% dos alunos que passaram pelo CEAFI receberam upgrades em suas carreiras, seja por novos desafios ou por melhores resultados financeiros.

Conheça agora nossos cursos clicando nesse link. Clique aqui