4 coisas que todo fisioterapeuta deve fazer para proporcionar uma excelente experiência ao paciente

A experiência do paciente está no cerne da reputação de sua clínica – e dos resultados de seus pacientes.

Se você pesquisar no Google as melhores práticas de fisioterapia em sua área, provavelmente verá uma infinidade de avaliações cinco estrelas de pacientes delirando sobre as experiências positivas que tiveram na clínica – e isso não é coincidência. Na verdade, os mecanismos de pesquisa como o Google irão impulsionar os negócios com mais avaliações cinco estrelas para o topo das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, o que torna mais fácil para os consumidores encontrar o melhor e mais brilhante que sua localidade tem a oferecer.

Isso mostra uma verdade irrefutável: uma experiência excelente para o paciente é a chave para melhorar sua visibilidade online e, portanto, levar mais pacientes para sua clínica – o que significa que criar uma experiência positiva deve ser uma prioridade. Para esse fim, aqui estão quatro coisas que todo fisioterapeuta pode fazer para cultivar uma ótima experiência – tanto dentro quanto fora da clínica:

1. Ouça o paciente – durante a avaliação inicial e durante todo o tratamento – antes de começar a resolver o problema.

Em qualquer relacionamento, a comunicação é o eixo que mantém o vínculo unido – e quando a base desse relacionamento é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida do paciente, ela é especialmente crucial. Apressar o atendimento pode ter consequências terríveis – tanto física quanto financeiramente.

Como este artigo da Harvard Business Review explica: “Os médicos tornam-se mais propensos a fornecer tratamento ineficaz ou indesejado e perdem informações pertinentes que teriam alterado o plano de tratamento e muitas vezes são cegos para a falta de compreensão dos pacientes.

Tudo isso diminui a alegria de servir os pacientes, contribuindo assim para as altas taxas de esgotamento médico. ” Esses descuidos podem levar a gastos desnecessários com saúde em tratamentos ineficazes, acabando por deteriorar o vínculo de confiança entre os fisioterapeutas e seus pacientes.

Conheça os pacientes como seres humanos.

O antídoto para esse problema é uma mudança de perspectiva: em vez de abordar o atendimento ao paciente como um esforço dirigido pelo provedor, os fisioterapeutas devem ver seus pacientes como parceiros no atendimento.

Compreender o estilo de vida, gostos e desgostos e valores pessoais de um paciente não apenas constrói relacionamentos melhores, mas também o ajuda a fazer escolhas de tratamento mais informadas.

Além disso, dedicar um tempo para realmente ouvir e colaborar com os pacientes também estimula o aumento da empatia, o que é essencial para ganhar a confiança do paciente – e, por fim, melhorar os resultados de saúde.

2. Explique minuciosamente a condição do paciente e o “porquê” de cada intervenção.

Ninguém gosta de se sentir abandonado – especialmente no que diz respeito à saúde física. Como um fisioterapeuta, parte do seu papel como provedor é capacitar seus pacientes e ajudá-los a compreender o impacto de sua condição e as intervenções usadas para tratá-la.

Isso é especialmente crítico no que se refere aos programas de exercícios em casa. Um obstáculo comum durante a terapia é a adesão do paciente aos exercícios domésticos prescritos , o que geralmente é resultado da falta de compreensão do paciente.

Como qualquer fisioterapeuta que se preze sabe, a parte mais importante da terapia ocorre entre as visitas ao consultório, então, se um paciente não entende seu papel no processo – ou a importância de completar seu programa de exercícios em casa – tem um alto custo financeiro e custo físico.

3. Maximize o contato individual com o paciente

Como afirmado acima, muito do trabalho árduo do paciente acontece em casa – mas isso não significa que as visitas no consultório não sejam tão importantes.

Durante a terapia, os fisioterapeutas desempenham um papel duplo como guia do paciente e defensor pessoal – por isso é tão importante fazer com que as visitas ao paciente contem. Para fazer isso, você deve fornecer o máximo de atenção dedicada possível.

Embora os extensores desempenhem um papel importante na prática terapêutica, os pacientes nunca devem sentir que estão apenas vendo assistentes. Portanto, reserve um tempo para trabalhar com cada paciente individualmente, sempre que possível.

4.Minimize as distrações.

Por falar em atenção, uma maneira de melhorar o contato individual com os pacientes é mitigar possíveis interrupções. Focar no paciente – e apenas no paciente – durante o tratamento não apenas garante sua segurança, mas também significa que você valoriza seu tempo. Algumas considerações incluem:

• minimizando conversas secundárias estranhas com colegas de trabalho,
  • manter seu telefone celular sem som (melhor ainda se for deixado de fora da área de tratamento), e
  • completando a maior parte de sua documentação entre pacientes (se possível).

Então, aí está: quatro maneiras de melhorar a experiência do paciente dentro de sua prática de terapia de reabilitação – e além. Tem alguma pergunta urgente? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!