fbpx

Impacto da fisioterapia durante choque séptico no músculo esquelético em indivíduos na UTI

O estado catabólico induzido pelo choque séptico, juntamente com a inatividade física dos pacientes, leva à rápida perda de massa muscular e comprometimento da função. O estudo de Hickmann e colaboradores teve por objetivo testar se uma fisioterapia precoce durante o início do choque séptico regula os sinais catabólicos e preserva a massa muscular esquelética. Por meio de um ensaio clínico randomizado e controlado, realizado em uma UTI mista, os autores estudaram pacientes adultos internados por choque séptico nas primeiras 72 horas, que foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo de controle se beneficiou da mobilização manual uma vez ao dia. O grupo de intervenção teve sessões duas vezes ao dia de mobilização manual e terapia de ciclismo passivo/ativo de 30 minutos.

Foram realizadas biópsias do músculo esquelético e testes de eletrofisiologia nos dias 1 e 7 da internação. As biópsias musculares foram analisadas quanto à histologia e aos componentes moleculares das vias de sinalização que regulam a síntese e degradação de proteínas, bem como marcadores de inflamação. Valores hemodinâmicos e percepção do paciente foram coletados durante cada sessão. Vinte e um pacientes foram incluídos. Três morreram antes da segunda biópsia muscular. Dez pacientes no grupo controle e oito no grupo de intervenção foram analisados. A área transversal da fibra muscular (µm) foi preservada pelo exercício (-25,8% ± 21,6% no controle versus 12,4% ± 22,5% no grupo de intervenção; p = 0,005).

As regulações moleculares sugerem que a ativação excessiva da autofagia devido ao choque séptico foi menor no grupo de intervenção, sem ser suprimida. Os marcadores de anabolismo e inflamação não foram modificados pela intervenção, que foi bem tolerada pelos pacientes. O estudo em questão conclui que a fisioterapia durante a primeira semana de choque séptico é segura e preserva a área transversal das fibras musculares.

Por: Giulliano Gardenghi

Coordenador Científico da Faculdade CEAFI

CLIQUE AQUI E VEJA O CONTEÚDO COMPLETO

CLIQUE AQUI E VEJA O CONTEÚDO https://drive.google.com/file/d/1miw1t8Sp5Nte5xkS-8frdoRRbXgqKiux/view?usp=sharing

Referência

Hickmann CE, Castanares-Zapatero D, Deldicque L, Van den Bergh P, Caty G, Robert A, Roeseler J, Francaux M, Laterre PF. Impact of Very Early Physical Therapy During Septic Shock on Skeletal Muscle: A Randomized Controlled Trial. Crit Care Med. 2018 Sep;46(9):1436-1443. doi: 10.1097/CCM.0000000000003263.