Como escolher a área de estudos certa?

Como escolher a área de estudo

Escolher uma área de estudos perfeita não é fácil. Mesmo dentro de uma única área, as opções são tantas que, muitas vezes, nos sentimos perdidos e sem saber o que fazer. Vejamos o exemplo da saúde. Existem centenas de profissões nesta área de atuação!

Desde médicos, a enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas diversos, as opções são tantas que fica difícil mesmo encontrar a nossa vocação.

No entanto, existem algumas ferramentas que nos podem ajudar muito na busca da área de estudos certa para o nosso perfil e personalidade.

É isso que vamos mostrar aqui!

3 Ferramentas úteis para encontrar a área de estudos certa

Chegando o fim do ensino médio, temos de escolher uma área de estudos a seguir. As opções são muito variadas e vão desde ciências exatas, humanas a artes e esporte, por exemplo.

Se existem pessoas que sabem exatamente o que querem fazer para o futuro, outras não fazem a menor ideia dos seus talentos e vocações, nem têm uma luz sobre o caminho que devem seguir.

Felizmente, a internet veio dar-nos uma grande ajuda nesse sentido. Atualmente você encontra várias ferramentas úteis para descobrir qual a área de estudos mais adequada, e até uma listagem com as profissões que podem ser interessantes com base em seus gostos e personalidade.

Ora vejamos!

Guia das Profissões

O site Guia das Profissões é uma excelente fonte de conhecimento no que diz respeito á escolha profissional. Sabemos que é importante conhecermos bem a profissão que queremos seguir, e esse site oferece uma base de dados de centenas de profissões, com informações detalhadas sobre cada uma delas.

Além de oferecerem todo esse conhecimento, têm disponível ainda um Simulador de Profissões. Poderá inserir as matérias que mais gosta, assim como algumas características específicas de trabalho que tenha preferência, e eles te passam uma lista com as profissões que mais se adequam ao seu perfil.

Esta é uma ferramenta muito importante até para descobrir outras profissões. Muitas vezes, não fazemos ideia de que as nossas habilidades e gostos pessoais nos permitem trabalhar em diferentes áreas. E a verdade é que nem conhecemos um décimo das possibilidades do mercado de trabalho!

Se existe um bom ponto de partida, então o Simulador do Guia das Profissões é a escolha acertada.

No site, você encontra também uma série de outras informações úteis, como, por exemplo, as profissões com mais saída e as profissões de futuro. Além disso, tem várias notícias sobre educação e emprego que podem te interessar e até suscitar interesse por uma área de estudos específica.

Testes Vocacionais

Os testes vocacionais também são uma excelente ferramenta para encontrarmos a área de estudos mais adequada ao nosso perfil e personalidade. Existem vários tipos de testes, sendo que eles focam em diferentes pontos, podendo olhar para o tipo de inteligência ou para o tipo de personalidade, por exemplo.

Na internet já encontra vários sites que oferecem este conteúdo. Sabemos, de antemão, que o site do Guia das Profissões está para lançar brevemente vários testes vocacionais e psicotécnicos que também poderão auxiliá-lo na escolha da faculdade ou profissão a seguir.

Testes de Autoconhecimento

Sem dúvida, para escolhermos a área de estudos mais adequada ao nós, precisamos nos conhecer primeiro. Como vamos saber se temos vocação para seguir medicina se nem mesmo sabemos quem nós somos de verdade?

Então, realizar alguns testes de autoconhecimento pode ser de grande ajuda. Vai descobrir alguns traços de personalidade que desconhecia, ou características suas determinantes que podem ser boas para umas profissões, mas péssimas para outras.

Outras dicas para escolher a área de estudos certa

Além das ferramentas que lhe passamos anteriormente, devemos ainda mencionar mais alguns pontos importantes na escolha de uma área de estudos ou área profissional.

Conheça o dia a dia da profissão

Se já tem ideia da profissão que vai seguir, a melhor coisa a fazer é ver de perto como é o trabalho desses profissionais.

Muitas vezes temos uma ideia romantizada das profissões, muito pelo imaginário trazido por séries, filmes, novelas, ou até mesmo pela ideia de super-heróis que temos de nossos pais, familiares ou amigos próximos.

Nesse sentido, o mais apropriado é conhecer de perto como é a rotina de trabalho. A verdade é que todas as profissões têm aspetos negativos e positivos. Não há ninguém que goste de tudo no seu trabalho! Mas será que os pontos negativos passam “despercebidos” quando comparados aos positivos?

É importante fazer essa análise antes de investir todo o seu esforço na formação para uma profissão que pode não ser a mais adequada para o seu perfil.

Não ceda a pressões

Não podíamos deixar de dizer que a escolha de uma área de estudos, ou de uma profissão, só deve depender de você mesmo.

Muitos jovens acabam seguindo uma área profissional que não gostam por pressão dos pais e familiares próximos, ou até porque os amigos seguiram todos o mesmo caminho.

Esta não é uma escolha fácil, é verdade, mas ter como base as opiniões dos outros não é, de todo, a melhor opção.

Não podemos esquecer que é do nosso futuro que estamos falando. São nossos sonhos e ambições que estão em jogo. Por isso, não ceda a pressões e tire o tempo que achar necessário para descobrir qual a carreira mais adequada para você.

Esperamos ter ajudado no encontro da área de estudos certa. Use e abuse das ferramentas que lhe passamos aqui e não se esqueça que essa escolha só depende de você!