5 dicas essenciais para conciliar estudos com o trabalho

Estudo e Trabalho

Para muitos brasileiros, saber como conciliar estudos com o trabalho é uma tarefa difícil. Às vezes, ela fica mais fácil com os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, pois dá para fazer as aulas em casa, com um pouco mais de conforto. Às vezes, ela fica ainda mais complicada, quando a pessoa pega transporte público para ir para a faculdade e para o local de trabalho.

No entanto, é fato que investir em uma formação superior dá resultado. Em média, quem tem diploma universitário fatura o dobro de quem não tem. Por mais que seja um problema conciliar os estudos enquanto trabalha, é um perrengue que tende a trazer benefícios futuros consideráveis. No entanto, é difícil manter isso em mente quando estamos sofrendo com estafa mental depois de 7 meses nessa correria.

É claro que se demitir do trabalho não é uma opção: com 14 milhões de desempregados no país, isso é uma loucura. Abandonar ou trancar o curso também é uma escolha ruim, pois prejudicará o futuro da pessoa. A única solução é aprender como conciliar estudos com o trabalho. Quer saber algumas dicas que podem ajudar nisso? Então siga a leitura abaixo!

Como conciliar estudos com o trabaho: 5 dicas

1. Tenha como opção o trabalho freelance

Se seus estudos têm horário fixo, e podem conflitar com horários mais comuns de trabalho, como o período da manhã ou o período da tarde, uma boa alternativa pode ser buscar emprego em áreas que aceitam freelancer. Assim seus horários de trabalho são flexíveis e podem se encaixar após os estudos ou entre tarefas.

2. Busque estudar próximo de seu local de trabalho

Caso você estude no período noturno, e tem a carga horária de trabalho de 8 horas, pode ficar um pouco puxado chegar a tempo em seu curso ou faculdade. Por isso, busque estudar em um local próximo de seu trabalho, a fim de evitar o trânsito do final da tarde e poupar energia para as próximas horas de atividade.

3. Aproveite cada intervalo para imergir nos estudos

Nem sempre é possível coincidir o local de trabalho e estudos, então se esta não é uma alternativa para você, tente usar seu tempo ao máximo. Use o horário de almoço e os longos períodos de transporte para revisar seus estudos, fazer as tarefas e ler os livros obrigatórios. Pode parecer cansativo, mas após entrar na rotina, você verá que aproveitar o tempo desta forma é melhor do que ter de continuar estudando ao chegar em casa após a aula.

Uma boa ideia é usar a técnica de Pomodoro quando possível. Basicamente, ela consiste em criar ciclos de trabalho ou estudo intenso de 25 minutos de duração e, depois, um descanso de 3 a 5 minutos. Assim, como se trata de um “tiro curto”, é mais fácil manter o foco por todo esse período e tirar algum atraso no estudo ou no trabalho. Isso sem falar em aproveitar pequenos intervalos.

Por exemplo, você tem uma hora de almoço no trabalho? Então almoce rapidamente e aproveite os 30 minutos que sobrarem para fazer um ciclo de Pomodoro estudando. Talvez aplique a técnica no seu trabalho também. Quem sabe sobra mais tempo para dar uma olhadinha nos livros?

4. Invista em um curso à distância

Aulas à distância são uma boa opção para quem tem um extenso horário de trabalho. Com a situação atual, escolas que antes faziam apenas aulas presenciais flexibilizaram seus estudos para a área virtual. Existem várias modalidades de cursos à longa distância, então pesquise bem antes de escolher o seu. Ele pode ser misto, com algumas aulas presenciais, e outras virtuais; pode ser 100% virtual, porém com as aulas ao vivo em horário fixo; e podem ser 100% virtuais, com aulas pré-gravadas, permitindo o máximo de flexibilidade para seus estudos.

5. Tente manter o sono regulado

Não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa importante a longo prazo. Estudar e trabalhar em conjunto é uma maratona, e para que atinja seu objetivo, sua saúde deve estar em primeiro lugar. Se alimentar corretamente, com alimentos que energizam, dormir bem e descansar por alguns minutos ao longo do dia é essencial para aguentar o ritmo da carga. Se sobrar tempo em sua agenda, busque fazer algum tipo de exercício que seja divertido, pois movimentar o corpo também ajudará na missão de conservar energia por mais tempo.

Prontinho! Agora você já sabe como conciliar estudos com o trabalho ou, no mínimo, já viu algumas dicas que vão ajudar nisso. No geral, tente ter a cabeça no prêmio ao longo prazo. Afinal de contas, a tendência é que esse esforço todo traga resultados assim que você ganhar novas oportunidades por causa do estudo. Além disso, siga a vida uma tarefa de cada vez. Pensar na próxima antes de terminar a atual tende a atrapalhar o andamento de ambas.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe-as nas redes sociais e marque os amigos que precisam aprender mais sobre isso também!