Dentro da área de medicina, existem infinitas possibilidades de especialização. Essa área é uma das mais respeitadas em todo o mundo.
Ingressar na medicina é um grande desafio e requer muito estudo e dedicação para correr atrás desse sonho.
Se a medicina é a carreira dos seus sonhos, na qual você deseja ingressar com muita certeza, você ainda assim pode ter dúvidas sobre qual área se especializar.
Com isso, separamos algumas áreas e suas atribuições para que você consiga decidir qual combina mais com você e porquê escolher essa área. Confira:
ÁREAS DA MEDICINA E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES
Existem inúmeras especialidades médicas. Cada uma tem uma peculiaridade específica. Todas são indispensáveis no cuidado humano.
Geralmente, as áreas estão ligadas ou relacionadas a um órgão ou um grupo de órgãos e quais os tratamentos para as enfermidades que podem atingi-lo.
Algumas dessas áreas de especialização podem fazer parte da residência para que o aluno possa se formar. Outras áreas precisam de um conhecimento maior, exigindo uma segunda residência ao se formar. Veja algumas a seguir:
ANESTESIOLOGIA
São referentes aos procedimentos que envolvem a anestesia dos pacientes em exames mais invasivos ou cirurgias. Pode ser feita também em casos de ressuscitação, dores intensas e monitoramento dos sinais vitais.
ONCOLOGIA
Atua na prevenção, identificação e tratamento de células cancerígenas. Também estuda como o corpo desenvolve organismo para combater cada uma delas.
CARDIOLOGIA
Estuda, especificamente, o coração. O médico faz uma série de exames e testes para verificar o funcionamento desse órgão e identificar doenças.
CIRURGIA GERAL
Área que inclui todas as áreas de cirurgias. Ele trabalha em conjunto com outros médicos e alguns precisam de especializações mais profundas, dependendo da área do corpo.
MEDICINA INTERNA OU CLÍNICA MÉDICA
Faz parte das áreas não cirúrgicas e envolve o tratamento de doenças de pacientes adultos, fazendo diagnósticos também.
CIRURGIA PLÁSTICA
Corrige deformidades estéticas de lesões ou malformações no corpo. Isso é para que os pacientes ten
ham uma melhor qualidade de vida.
DERMATOLOGIA
Estudo dos tratamentos de doenças de pele, unhas, cabelos, glândulas, pelos e mucosas. Os médicos também podem aderir a outras áreas como estética, cirurgia e clínica.
ENDOCRINOLOGIA
Estuda doenças e funções das glândulas endócrinas (hipófise, adrenal, tireóide, pâncreas e outras). Também está relacionado aos hormônios de cada uma delas e ao seu metabolismo. É uma área preventiva e ambulatorial. Se houver necessidade, o acompanhamento hospitalar é iniciado.
GASTROENTEROLOGIA
Trata das doenças do aparelho digestivo. Atua no diagnóstico, tratamento e prevenção. Os órgãos relacionados são: boca, esôfago, cólon, estômago, fígado, íleo, intestinos, vesícula biliar e pâncreas.
GENÉTICA MÉDICA
Observa distúrbios genéticos e o tratamento de problemas hereditários. Promove também o aconselhamento dos familiares relacionado às doenças.
GERIATRIA
Acompanha a saúde dos idosos. É importante estar alinhada com outras especialidades médicas para avançar nos tratamentos.
OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
Cuida da saúde da mulher. Trata e previne doenças sexualmente transmissíveis, acompanha o processo de gestação e observa alterações hormonais e aspectos da reprodução.
Os médicos ginecologistas também podem ser obstetras. Esses cuidam da gestação, do parto e do pós parto. Também atuam no desenvolvimento do feto e de possíveis doenças.
HEMATOLOGIA
Trata doenças da medula óssea, do sangue, do baço e dos linfonodos. Ele identifica que investiga os desequilíbrios por meio de exames e inicia o tratamento.
MASTOLOGIA
Estuda glândulas mamárias, para evitar doenças e prevenir. O mastologista já é formado em saúde da mulher e também avalia procedimentos cirúrgicos. Pode envolver fatores estéticos ou doenças como o câncer de mama.
MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Os médicos atuam em situações de emergência como traumas, acidentes ou pacientes que precisem ser estabilizados o mais rápido possível. Agem em procedimentos pré-hospitalares ou pronto atendimento.
MEDICINA FORENSE E MEDICINA LEGAL
Nessa área, os médicos colaboram com investigações em casos de morte, homicídios, lesões corporais, perícias, violência sexual e uso de entorpecentes. Assim, a lei é aplicada da maneira correta.
NEUROLOGIA
Trata de doenças do sistema nervoso, envolvendo o cérebro, medula espinhal, cerebelo, tronco encefálico, nervos e músculos.
Observa doenças como AVC, Alzheimer, esclerose múltipla, convulsões, mal de Parkinson, desmaios, tremores, neuropatias diabéticas e outras.
OFTALMOLOGIA
Observa doenças relacionadas aos olhos e a estrutura ocular. Algumas delas são: miopia, astigmatismo, hipertensão ocular, hipermetropia, descolamento de retina e outras.
ORTOPEDIA
Trata doenças dos tecidos ósseos e musculares, bem como traumas também. Algumas delas são: fraturas, deformidades ósseas, inflamações em tendões, problemas de crescimento, inflamações nos músculos e afins.
PEDIATRIA
Trata de pacientes infantis, cuidando de doenças, desenvolvimento e diagnóstico de doenças relacionadas às crianças e adolescentes.
Essas são algumas das áreas em que você pode se especializar dentro da medicina. Estude e pesquise sobre tudo relacionado antes mesmo de ingressar no curso para que o seu caminho seja de sucesso.
Conheça clínica especializada em procedimentos endovasculares
Em se tratando de especialidades médicas, a Angiograph é uma clínica que disponibiliza inúmeros procedimentos aos seus pacientes. Confira agora, alguns desses procedimentos.
Além disso, um dos exames que mais se destacam é a ultrassom com doppler vascular, clique no link e saiba mais.