Prof. Giulliano Gardenghi conquista prêmio científico em São Paulo

No dia 12 de dezembro de 2019 foram divulgados os vencedores do XVII Prêmio Administrador Hospitalar Américo Ventura, organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, na cidade de São Paulo, no bairro da Mooca. Foram dezenas de trabalhos provenientes de diversas instituições como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo, a Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros.

Na última etapa da seleção, cinco professores doutores sabatinaram os cinco trabalhos finalistas. O CEAFI foi representado pelo seu coordenador científico, Prof. Dr. Giulliano Gardenghi, que apresentou o projeto de pesquisa intitulado: “RAQUIANESTESIA AUMENTA A FREQUÊNCIA DE EXTUBAÇÕES NO CENTRO CIRÚRGICO E DIMINUI O TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA APÓS CIRURGIA CARDÍACA”, de autoria de: Giulliano Gardenghi, Artur Henrique de Souza, Gustavo Siqueira Elmiro, Stanlley Oliveira Loyola, Fabiano Zumpano, José Onofre de Carvalho Sobrinho, Maurício Lopes Prudente e Celina Lumi Kushida, realizado em parceria com o Hospital ENCORE, em Aparecida de Goiânia.

O projeto em questão é capitaneado pelo Prof. Giulliano e é desenvolvido pela equipe de cirurgia cardiovascular, coordenada pelo Dr. Artur Henrique de Souza, pela equipe de Anestesiologia do Hospital ENCORE, representada pelos médicos Gustavo Siqueira Elmiro, Stanlley Oliveira Loyola e Fabiano Zumpano, e pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva, representada pelos Doutores José Onofre de Carvalho Sobrinho e Celina Lumi Kushida.

Sabe-se que o tempo de intubação e ventilação mecânica no pós-operatório de cirurgias cardíacas se relaciona diretamente com complicações importantes, aumentando inclusive a mortalidade dos pacientes. Com a técnica anestésica que o Hospital ENCORE vem desenvolvendo houve diminuição marcante no tempo de intubação, diminuindo o mesmo de cerca de 5,3 horas em julho de 2017 para 1,7 horas em julho de 2018. A grande maioria dos pacientes operados no ENCORE (64,7%) saem do centro cirúrgicos já extubados.

Palavras do coordenador científico do CEAFI e do Hospital ENCORE, Dr. Giulliano Gardenghi: “Conquistar um prêmio desse calibre na cidade de São Paulo, competindo junto a algumas das maiores instituições do país, nos enche de orgulho e só reforça a nossa vontade de gerar Ciência de qualidade”.

PRÊMIO ANUAL ADMINISTRADOR HOSPITALAR ‘AMÉRICO VENTURA’ – CATEGORIA ASSISTENCIAL

17a EDIÇÃO – 2019

CLASSIFICAÇÃO FINAL

PRIMEIRO COLOCADO: RAQUIANESTESIA AUMENTA A FREQUÊNCIA DE EXTUBAÇÕES NO CENTRO