Como fazer marketing na área da saúde: 5 exemplos que funcionam

Você sabe como fazer marketing na área da saúde? Se trabalha com uma clínica médica, é um profissional da área ou alguma outra empresa do setor, precisa entender como a publicidade médica funciona e, claro, montar estratégias que realmente trarão resultados para o seu negócio. Afinal de contas, aquilo que funciona em um segmento necessariamente não vai funcionar em outro.

Além disso, é importante ter em mente que o marketing na área da saúde é pesadamente limitado pelo trabalho do Conselho Federal de Medicina, que publicou limitações e normas para controlar o que os médicos e empresas do setor podem ou não fazer. Portanto, é vital conhecer essas regras e garantir que a sua estratégia estará dentro delas (o que elimina várias táticas usadas em outros segmentos).

Para completar, entender o que realmente funciona dentro da área médica é muito importante para conseguir os resultados pretendidos. Quer saber como fazer marketing na área da saúde? Então veja algumas estratégias que funcionam a seguir!

Como fazer marketing na área da saúde: 5 ações que trazem resultados

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a estratégia focada na produção de conteúdo em diversas formas (artigos, análises, casos de sucesso, infográficos, vídeos) para atrair, nutrir e converter leads em um setor específico da atividade econômica.

No caso da área da saúde, o Marketing de Conteúdo é particularmente eficaz em atrair, nutrir e converter pacientes, uma vez que todos nós recorremos ao “Dr. Google” quando sentimos algum sintoma. Basta ver que 26% dos brasileiros vão primeiro ao buscador pesquisar um sintoma do que a um médico.

Assim, uma estratégia bem formulada de conteúdo pode atrair facilmente os pacientes no Google e outros buscadores, oferecendo conteúdo médico de valor, explicando sintomas e questões e fazendo aconselhamentos genéricos (mas nunca consultas) sobre o que fazer, sempre respeitando as responsabilidades do Código de Ética. Coloque um ponto de conversão nesses conteúdos (como um botão “Agendar consulta”) e você verá sua agenda ficar cheia em pouco tempo.

Por exemplo, um profissional da área do emagrecimento pode postar dicas de como perder peso pedalando, como se alimentar melhor, de que maneira ter mais saúde e como a obesidade pode ser um fator de risco para várias doenças. Isso é informar o público e construir autoridade.

2. Lives e transmissões ao vivo

Todo profissional da área da saúde, desde médicos até produtores de remédios, equipamentos e técnicas, precisam explicar ao público o trabalho que fazem, elucidar dúvidas e se posicionar como autoridade para poder receber clientes.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso no momento é pelas lives e transmissões ao vivo no Instagram e Facebook. Muitas pessoas adoram ver as lives de médicos especializados falando sobre um assunto de interesse, especialmente quando elas podem compartilhar o link com antecedência em grupos de pessoas que têm aquela doença.

Por exemplo, uma ginecologista especializada em Endometriose pode agendar uma live falando sobre como as mulheres podem viver melhor com essa doença (que afeta 10% delas) e o link se compartilharia facilmente entre grupos de Facebook e WhatsApp de mulheres com Endometriose. A audiência seria alta e, claramente, pelo menos uma ou duas novas pacientes surgiriam dali.

3. Presença em páginas de médicos

Existem muitos catálogos de médicos na Internet. Para citar alguns, podemos mencionar o Doctoralia, o BoaConsulta e o Acoly. São serviços de sites ou apps que registram vários doutores de diversas especialidades para apresentar aos usuários quando fazem buscas.

É muito importante estar nesses locais para aproveitar o trabalho de SEO que eles fazem e conseguir aparecer para mais pacientes da sua área. Isso trará mais consultas, claro, e também uma maior autoridade na Internet (especialmente porque essas páginas costumam permitir a produção de conteúdo, tirar dúvidas dos pacientes e por aí vai).

4. Investimento em anúncios no Google

Médicos e empresas da área da saúde podem fazer anúncios pagos no Google e nas redes sociais, desde que respeitem as regras do Código de Ética e as restrições do CFM. Portanto, vale a pena separar uma parte do seu orçamento de marketing para pagar anúncios segmentados, focados em usuários da sua região e que demonstrem intenção de agendar consultas ou fazer compras.

Por exemplo, suponha que você seja um médico cardiologista que atende em Belo Horizonte. Promova um anúncio do seu site para pessoas da capital mineira que buscam por “cardiologista”, “cardiologista perto de mim” ou “médico do coração”, por exemplo. Isso trará mais pacientes.

5. Assessoria de imprensa

Por fim, lembre-se de que médicos podem aparecer na imprensa se for para elucidar questões e explicar conceitos médicos, mas nunca para promover um produto ou serviço. Por isso, use essa possibilidade para comentar matérias jornalísticas locais e construir a sua autoridade perante o público.

Pronto! Agora que você já viu como fazer marketing na área da saúde, é hora de começar a planejar a sua estratégia adequadamente para cobrir todos esses 5 exemplos de ações que podem ser feitas. Como deu para perceber, a produção de conteúdo para os pacientes em suas diversas formas (textos, lives, assessorias) é a melhor maneira de atraí-los e conseguir convertê-los no setor.

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe um comentário abaixo dizendo qual tipo de estratégia você usou com sucesso no setor médico no passado!