Principais áreas de atuação de um Fisioterapeuta

Principais áreas de atuação de um Fisioterapeuta

As principais áreas de atuação de um fisioterapeuta são muito amplas, o que faz com que além da formação em fisioterapia, eles optem por fazer desde um curso de pilates até obter algum outro tipo de formação. E lembrando que temos pós-graduação na área da fisioterapia.

A fisioterapia pode ser classificada em diferentes áreas de enfoque, faixas etárias dos pacientes, gênero e tipo de atividades (ou subespecialidades). 

Muitas vezes as pessoas ficam confusas sobre o que é, para quem se destina e para que serve. 

O corpo humano é um sistema complexo composto de centenas de ossos e articulações, bem como diversos músculos e ligamentos, todos trabalhando em equilíbrio. 

Quando um acidente ou doença afeta seu corpo, um fisioterapeuta pode restaurar a mobilidade. 

Você também encontrará fisioterapeutas em escolas do bairro, escolas de pilates, unidades de saúde pública, clínicas de medicina esportiva e assim por diante. 

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e quer entender quais são as principais áreas de atuação de um fisioterapeuta, continue a leitura! 

Em quais áreas os fisioterapeutas costumam atuar? 

Os fisioterapeutas tratam todo o corpo e, com a pesquisa clínica em andamento, eles continuam a desenvolver técnicas para prevenir e tratar lesões físicas e distúrbios.

Trabalhando em estreita colaboração com os médicos, os fisioterapeutas ajudam as pessoas em hospitais e clínicas. Inclusive, a fisioterapia auxilia em quadros da Covid-19

A fisioterapia pode ser amplamente segregada em 3 áreas principais. Estas áreas são – Musculoesquelética, Cardio-respiratória (às vezes também referida como Cardiopulmonar) e Neurologia.

Entenda a seguir como cada uma delas funciona. 

Músculo esquelético 

É a área que lida com lesões relacionadas aos músculos, ossos e articulações do músculo e sistema esquelético humano. 

Condições como dores nas costas, cotovelos de tenista e entorses de tornozelo se enquadram nesta categoria. As clínicas particulares fora do ambiente hospitalar geralmente se concentram nessa área, também conhecida como Ortopedia.

Cardiorrespiratório 

Esta área lida com condições relacionadas ao pulmão e ao sistema circulatório (por exemplo, coração). Condições como se enquadram nesta categoria são asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica e pneumotórax. 

Geralmente, esta é uma área de internação. Isso significa que os pacientes ainda estão internados no hospital. 

O atendimento ambulatorial, como o tratamento de percussão torácica, às vezes é necessário para pacientes que sofrem de ataques de congestão torácica e têm dificuldade para respirar.

Conheça a pós-graduação em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva

Neurologia 

Esta área trata da reabilitação de pacientes em recuperação de doenças neurológicas como acidente vascular cerebral e paralisia cerebral. 

O AVC, dependendo de sua gravidade, costuma levar à paralisia parcial de alguma parte do corpo. A neuro-fisioterapia ajuda o paciente a recuperar parte da mobilidade e do controle dessas partes do corpo. 

Às vezes, pode ser confundido com fisioterapia musculoesquelética. Isso ocorre porque inclui melhorar a força e o controle muscular. A principal diferença aqui é a origem da disfunção muscular.

Conheça a pós-graduação em Neurofuncional

Fisioterapia e Dados Demográficos de Pacientes

Cada uma das áreas citadas pode ser subdividida em três classificações de idade ampla – pediátrica, adulto e geriatria.

A pediatria lida com bebês e crianças. Os adolescentes geralmente são classificados como adultos, embora essa faixa etária tenha necessidades específicas que precisam ser tratadas separadamente, como surtos de crescimento nas estruturas ósseas.

Os adultos são o maior grupo de pacientes para fisioterapia, pois representam a maior parte da população. 

No entanto, com uma população que envelhece rapidamente, a fisioterapia geriátrica para adultos mais velhos está desempenhando um papel cada vez mais importante na comunidade.

Classificação de gênero

Homens e mulheres às vezes têm requisitos diferentes ao tratar certas condições devido à diferença em sua fisiologia. 

Alguns são claramente visíveis, como a estrutura óssea. Um exemplo são as mulheres com quadris mais largos do que os homens. Essa diferença desempenha um papel importante no tratamento das dores nos joelhos.

Outras diferenças não são tão visíveis, como as diferenças hormonais, como o estrogênio, e seu impacto na densidade óssea à medida que as mulheres envelhecem.

Atividades e subespecialidades

Em cada área, existem outras sub-especialidades, como fisioterapia desportiva. A fisioterapia esportiva é uma subespecialidade da área musculoesquelética. Ele pode ser classificado de acordo com os vários dados demográficos dos pacientes. 

Tratar crianças e adolescentes da mesma forma que adultos com fisioterapia esportiva pode levar a danos irreparáveis ​​ao seu crescimento e, consequentemente, à estrutura musculoesquelética do adulto.

Outro exemplo de subespecialidade é a saúde da mulher e, em particular, mulheres grávidas e mulheres pós-parto.

Se você se confundir com uma explicação sobre o que é fisioterapia na próxima vez, lembre-se de que a outra pessoa provavelmente está falando sobre outra área deste amplo campo e que vocês dois provavelmente estão certos!

Além da manipulação física, o tratamento de fisioterapia pode envolver:

  • Ultrassom, para promover o fluxo sanguíneo e a cura, aquecendo os tendões, músculos e tecidos;
  • Fonoforese, que usa ultrassom para administrar certos medicamentos, como esteróides tópicos. Isso pode diminuir a presença de inflamação;
  • Estimulação elétrica, que usa eletrodos tópicos na pele para reduzir a dor e aumentar as capacidades funcionais;
  • Terapia de calor, umidade ou frio;
  • Terapia de luz, em que luzes e lasers especiais são usados ​​para tratar certas condições médicas.

O fisioterapeuta irá recomendar o tratamento mais adequado para cada paciente.

O que mais você precisa saber sobre atuação de um fisioterapeuta

Durante vários anos de treinamento, os fisioterapeutas estudam áreas como:

  • Biologia;
  • Anatomia;
  • Histologia celular;
  • Fisiologia;
  • Biomecânica;
  • Neurociência;
  • Farmacologia;
  • Patologia;
  • Ciências comportamentais;
  • Cardiovascular e pulmonar;
  • Estudos musculoesqueléticos e muito mais! 

E os fisioterapeutas podem se especializar em áreas como:

Como é possível observar, o fisioterapeuta pode atuar em diferentes áreas e, de acordo com as principais áreas citadas, o profissional se especializar em: 

  • Acupuntura;
  • Pilates;
  • Dor crônica;
  • Ergometria;
  • Incontinência (urinária/intestinal);
  • Oncologia;
  • Saúde mental;
  • Pediatria;
  • Saúde do idoso;
  • Saúde da mulher;
  • Terapia esportiva, entre outros. 

Se você está pensando em estudar fisioterapia, ou se já se formou e está pensando em qual área deseja se especializar, existem diversas opções de área de atuação para escolher. 

O importante é compreender que a profissão irá exigir muita dedicação da sua parte. Afinal de contas, você precisará cuidar de outras pessoas. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha ajudado a esclarecer quais são as principais áreas de atuação de um fisioterapeuta! 

Se quer conhecer melhor os cursos que formam fisioterapeutas em grandes profissionais, entre em contato com a Faculdade Ceafi e tire suas dúvidas com quem é especialista no assunto!

Compartilhe esse Post:

Outros Posts

Seja um aluno
CEAFI!

Preencha os campos e fale
com o nosso time.

    Seja um aluno
    CEAFI!

    Preencha os campos e fale
    com o nosso time.

    Login

    Portal do
    Aluno

    Portal do
    Professor

    Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
    Pular para o conteúdo