Entrevista com a Fisioterapeuta Fernanda Machado @fisioterapiae

Entrevista com a Fisioterapeuta Fernanda Machado @fisioterapiae

Pergunta 01: Fernanda, nós adoramos seu perfil, você pode contar como você começou no Instagram e na Fisioterapia? 

minha história no Instagram começou em 2014, foi um processo de imigração do facebook para o Instagram. 

Era acadêmica de Fisioterapia, ainda estava no quarto período (segundo ano), então tudo começou como um perfil de estudo, o Instagram nessa época não tinha story para postar rotina, nem Igtv, Reeels, respostas nos comentários. Era uma rede social apenas de imagem estática, onde comecei divulgando frases do amor pela Fisioterapia e alguns memes, então comecei apenas com uma seguidora que era uma amiga de faculdade e continue postando mesmo sem seguidores e curtidas.

Com o tempo algumas pessoas foram encontrando meu perfil por conta do nome dele @fisioterapiae que era o nome do curso, por ter poucos Instagram de cursos, era fácil a pesquisa e então algumas pessoas foram se identificando com conteúdo postado e seguindo o perfil, e fico feliz em saber que tenho pessoas que seguem a pagina desde o início, acompanhando todas as minhas fases de acadêmica para profissional e atualmente concurseira. 

Eu comecei sem pretensão de ganhar muitos seguidores, parcerias ou ter retorno financeiro com a internet, então quando fiz minha primeira parceria fique muito feliz, pois entrei sem saber que existia “blogueira” “influencer”, até então essa profissão nem era comentada ou era algo comum em 2014.

Porém, meu perfil sempre teve como foto de perfil uma logo, pois eu não gostava da minha imagem, era insegura, tinha medo e timidez com a câmera. E com o tempo e adaptações, eu tive que aceitar algumas mudanças, como mudar a foto do perfil para uma foto minha profissional, colocar meu nome, entre outras mudanças como conteúdo e objetivos.

Então passei por todo esse processo de atualizações e novas ferramentas que o Instagram ao longo dos anos foi proporcionando, aí foi uma longa adaptação com as atualizações. 

Em 2021, fez 7 anos trabalhando com Instagram, e ainda tenho muita coisa para aprender, porque a faculdade não ensina nada sobre marketing, empreendedorismo ou marketing pessoal, então é um processo de aprendizagem constante investimento de equipamentos, tudo foi sendo conquistado ao longo do tempo.  

Pergunta 02: Quando você percebeu que estava no caminho certo no mundo Digital?

Quando tive a oportunidade ter contato com profissionais que admirei a minha graduação inteira. Receber convites para palestrar, proposta de emprego.

Quando recebi feedback de acadêmicos relatando o quanto meu conteúdo era importante para eles, resultado de aprovações em residências de alguns seguidores que investiram no meu material ou estudaram por matérias que disponibilizo através das minhas redes sociais. 

Nesse momento eu percebi que estava no caminho certo, porque eu sempre pensei, se eu fizer a mudança na vida de uma pessoa, meu trabalho e dedicação terá valido a pena. 

Quero elevar a Fisioterapia, quero que os acadêmicos e profissionais tenham orgulho dessa profissão, assim como eu tenho. E venho fazendo isso há 7 anos. 

Pergunta 03: Fer, para você, quais são as vantagens de saber se posicionar nas Redes Sociais? 

–  Reconhecimento Profissional;

– Crescimento no digital 

–  Networking 

–  Financeiro

Pergunta 04: No seu perfil vemos uma variedade de conteúdos que vão desde conteúdos técnicos até memes engraçados. Seria uma estratégia? Conta pra gente qual é o segredo.

O memes é a essência do meu perfil, pois consigo criar conteúdo de forma descontraída e sem um design elaborado e que passa a mensagem de coisas que já vivi e que de uma forma engraçada pessoas se identificam e viraliza muito rápido, que é uma estratégia incrível. 

O conteúdo técnico normalmente é produzido através de duvidas recorrentes que recebo no direct e em grupos de estudo, dessa forma, crio a publicação e isso facilita na hora de ajudar outra pessoa com a mesma dúvida. a estratégia é sempre ouvir o meu seguidor e ele saber que e acolhido e pode ter essa conexão direta comigo.

Pergunta 06: Qual habilidade você acha que o fisioterapeuta precisa ter para se destacar no mercado?

– Marketing pessoal;

– Construir um bom Networking;

–  Construir uma autoridade Profissional em uma área 

–  Acredito que acima de tudo, para se destacar no mercado você precisa manter-se sempre atualizado e utilizar sempre pratica baseada em evidencia.

–  Gerar conexão com seu paciente além de prestar serviços humanizados.

Pergunta 07: Qual área da fisioterapia você tem maior afinidade? 

Eu sempre fui apaixonada na área hospitalar e terapia Intensiva, mas atualmente a área que tem ganhado meu coração é a reabilitação cardíaca e metabólica ambulatorial.

Pergunta Final : Qual conselho você daria para quem está começando hoje no Instagram?

Se eu estivesse começando hoje no Instagram…

1.  Definiria um bom nome de usuário, infelizmente nem todos conseguem utilizar nome completo no @ da plataforma, não use números…

2. escolheria algum nicho ( meu conteúdo vai ser para estudantes da saúde ? irei usar termos técnicos ? ou meu conteúdo será para pacientes ? irei usar uma linguagem menos técnica de fácil entendimento?).

3. Pesquisaria quem são as pessoas com mais reconhecimento e autoridade no nicho.

4. abriria um documento no word/OneNote/notion/bloco de notas, separaria 7 perfis de mais autoridade citados a cima e começaria anotar algumas informações:

a. quais foram os temas dos últimos 50 posts de cada um 

b. nos comentários desses posts, o que os seguidores mais falam sobre as postagens 

c. que tipo de postagem é? Ex: carrossel, foto pessoal, vídeo, igtv ou reels 

d. há algum padrão nas postagens com mais engajamento? Se sim, de que tipo?

5. replicaria o padrões nas minhas postagens (não com mesmo tema ou conteúdo, isso é plágio) mas com a minha didática.

6.faria stories todos os dias, respondendo caixinha, fazendo enquete e mostrando parte do meu dia a dia.

7.algumas vezes faria comentários estratégicos e inteligentes nas publicações de perfis super citados

8. engajaria com meus seguidores através direct e comentários 

9. criaria uma rede de contato com outras páginas para trocar divulgação e conhecimento. Não somos concorrentes.

Dicas da Fernanda:

Para quem pretende começar a movimentar o Instagram de forma profissional, a Fernanda dá as seguintes dicas:

Dica 01: Montar uma boa biografia (nome, autoridade/prova social, call to action) a pessoa tem que chegar no seu perfil  e entender qual e a  sua expertise/ qual problema você resolve. O call to action- CTA  são links que as pessoas podem encontrar mais sobre você ou entrar em contato com você.

Dica 02:. Escolha uma boa foto de perfil, priorize fotos que de para ver seu rosto com clareza, fundos mais limpos e que sejam capazes de comunicar o que você faz.

Dica 03: Para crescer no instagram e no profissional você precisa: Objetivo, estratégia, intencionalidade e análise de padrão (não é para comparar, e para analisar o que o outro profissional fez para está ali…)

Dica 04: não espere a oportunidade perfeita, comece exatamente agora

Fernanda Machado
Siga Fernanda nas redes Sociais: @fisioterapiae

Instagram:
https://www.instagram.com/fisioterapiae
Canal Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCDfTAJ8ZyT2KP5_3l7v2sIg
Tiktok:
https://www.tiktok.com/@fisioterapiae
Facebook:
https://www.facebook.com/fisioterapiaee
twitter:
https://twitter.com/fisioterapiaee

Compartilhe esse Post:

Outros Posts

Seja um aluno
CEAFI!

Preencha os campos e fale
com o nosso time.

    Seja um aluno
    CEAFI!

    Preencha os campos e fale
    com o nosso time.

    Login

    Portal do
    Aluno

    Portal do
    Professor

    Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
    Pular para o conteúdo