EFEITOS DA PRÁTICA DO CROSSTRAINING SOBRE O EMAGRECIMENTO: É POSSÍVEL ALCANÇAR TAL OBJETIVO?

Por Dr. Alberto Sá

O Crosstraining é uma modalidade multimodal, ou seja, exibe características de múltiplas qualidades físicas esportivas (levantamento de peso olímpico, ginástica, e exercícios aeróbios) integradas em uma mesma sessão de treino. Tal perspectiva de treinamento, juntamente com o conceito relacionados ao treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), modificou significativamente a forma com que o profissional de Educação física entende e aplica treinamento. Sabemos hoje que o modelo HIIT é capaz de alterar significativamente e mais rapidamente alguns componentes relativos ao condicionamento cardiorrespiratório. Quando aliado aos padrões de força e potência combinados no Crosstraining, podem alcançar um impacto fisiológico extremamente alto, principalmente se o participante da modalidade possuir grande capacidade de tonelagem (levantamento de carga).

Evidências apontam então que a prescrição possa ser fortemente considerada quando pensamos em uma meta de emagrecimento. O estudo de SMITH et al. (2013) por exemplo, analisou em 43 participantes de ambos os gêneros por 10 semanas, a capacidade cardiorrespiratória e alterações da composição corporal diante da modalidade do Crosstraining (denominada de High Intensity Power Training). Como resultado, ficou evidenciado a melhora significativa de homens (43,10 ± 1,40 -> 48,96 ± 1,42) e mulheres (35,98 ± 1,60 -> 40,22 ± 1,62 mL.kg-1.min-1), bem como, alterações sobre o percentual de gordura corporal 22,2% ± 1,3 -> 18,0% ± 1,3; 26,6% ± 2,0 -> 23,2% ± 2,0, respectivamente para homens e mulheres.

Esses resultados podem ser explicados pelos altos níveis de trabalho realizado, que resultam em altos níveis de consumo de oxigênio (VO2), por conseguinte, alto custo energético. Outras evidências dão suporte a tal efeito (Trapp et al. International J Obesity. 2008; Tabata. J Physiol Sci, 2019), e forte possibilidade de redução da massa corporal e percentual de gordura. Apesar desse entendimento positivo, cautela é recomendada sobre a configuração e o planejamento dos treinamentos, devido à grande possibilidade de efeitos deletérios derivados de um “overtraining”. Além disso, precisamos considerar também que o trabalho total observado em pessoas com sobrepeso e obesidade, apesar das evidências, possam não ser alcançados devido as baixas capacidades físicas. Procure sempre um profissional de Educação Física para melhores controles.