Dicas de estudo para quem é da área da saúde

Use a lista abaixo para descobrir não apenas algumas das maneiras mais eficientes de estudar na área da saúde, mas também os métodos que o ajudam a reter melhor o material.

Dica 1 – Revise o material regularmente

A necessidade de estudar regularmente é um conselho que quase todos os profissionais da área da saúde recomendam.

Aqui na Faculdade Ceafi, recomendamos o desenvolvimento de hábitos de estudo diligentes e uma prática diária de estudo o mais rápido possível.

“a revisão diária é necessária para acompanhar o volume de informações.”

Dica 2 – Escreva

Embora a leitura de todo o texto atribuído seja essencial, você provavelmente não deve esperar se lembrar de tudo. Uma dica que podemos dar é criar flashcards enquanto estuda.

Afinal, o que são Flashcards – apenas mais um meio de aprendizagem ou muito mais?

Simplificando, um flashcard é um pedaço de cartão que tem uma sugestão ou dica na frente e uma resposta correspondente no verso.

A dica pode ser uma pergunta, uma imagem ou apenas uma palavra que solicita ou desencadeia uma resposta antecipada.

Tudo o que pode ser estudado em um formato de “pergunta e resposta” pode ser literalmente transformado em flashcards

Dica 3 – Considere formar um grupo de estudo

Só revisar o material com outras pessoas não funcione para todos, os grupos de estudo são uma ótima opção para aqueles que aprendem bem ao colaborar com outros alunos.

Os grupos de estudo podem ser particularmente úteis para revisar cenários clínicos e responder a perguntas de testes práticos.

Ela tem várias recomendações para formar um grupo próprio:

1.Mantenha com no máximo quatro alunos
2.Forme um grupo com alunos que tenham objetivos semelhantes
2.Compartilhe o trabalho igualmente

Dica 4 -Descubra seu estilo de aprendizado

Cada estudante da área da saúde tem sua própria estratégia de estudo quando se trata de organizar o volume de material de estudo por hora e por dia .

A aprendizagem ativa envolve a tomada de decisões sobre o material, como “o que é mais importante?” e “onde isso se encaixa no quadro geral?”.

Já a aprendizagem passiva, por outro lado, envolve a leitura de páginas de texto ou a revisão de anotações na esperança de absorver as informações mais rapidamente.

Mudar os hábitos de estudo não é fácil; entretanto, o princípio mais fundamental do estudo eficiente na faculdade de medicina é o aprendizado ativo.

Existem quatro processos ativos de estudo:

1. Identificar informações importantes – a primeira etapa envolve responder à eterna pergunta “o que é mais importante aqui?”
  2. Organizando as informações – a segunda etapa envolve a criação de uma estrutura que facilita a memorização.
  3. Memorizar as informações – a terceira etapa envolve a revisão frequente das informações para que sejam absorvidas pelo cérebro.
  4. Aplicar as informações a situações mais complexas – a última etapa envolve responder a perguntas do questionário, questões práticas, aplicações clínicas e muito mais.

As etapas básicas de sua estratégia inicial:

• Descobrindo o panorama geral , folheando o material antes da aula.
  • É importante ser capaz de identificar quatro ou cinco tópicos principais .
  • Criação de um rascunho do material com base nos slides do palestrante .
  • As notas podem ajudar a enfatizar o contexto do livro.
  • Criação de listas ou diagramas que ajudam a organizar o material necessário.
  • Essa abordagem pode ajudar a enfatizar os padrões que facilitam a memorização.
  • Memorizar ativamente o material por meio de listas e diagramas. É importante ser capaz de incorporar as informações de forma rápida e eficiente .
  • Praticar a aplicação do material por meio de questões práticas ou do questionário durante o processo de estudo.

Dica 5- Questione-se

É difícil lembrar uma série de fatos e números se você não for além. Pergunte por que as coisas são de uma determinada maneira.

Como eles surgiram?

Por que eles importam? Os psicólogos chamam isso de elaboração.

É pegar material de aula e “fazer muitas perguntas sobre como e por quê”.

Em outras palavras, não aceite os fatos pelo seu valor nominal.

A elaboração ajuda a combinar novas informações com outras coisas que você conhece. E isso cria uma rede maior em seu cérebro de coisas que se relacionam entre si, diz ela. Essa rede maior torna mais fácil aprender e lembrar de coisas.

Dica 6- Tenha um Plano de Estudo

Muitos alunos sabem que devem espaçar os períodos de estudo, questionar-se e praticar outras boas habilidades. No entanto, muitos não fazem realmente essas coisas. Frequentemente, eles não planejam com antecedência.

Um plano de estudo é um cronograma organizado que descreve os tempos de estudo e os objetivos de aprendizagem.

Assim como acontece com as programações de trabalho ou escola, os estudantes de devem desenvolver uma programação que reserve um tempo dedicado a cada semana para estudar.

Essa programação deve incluir datas de questionários, testes e exames, bem como prazos para trabalhos e projetos.