Confira como foi o Curso VIP em Fisioterapia Intensiva na Faculdade Ceafi

Curso em Fisioterapia Intensiva
Um curso completo em em Fisioterapia Intensiva com práticas em UTI’S

Aconteceu nos dias 12 a 15 de julho, em Goiânia (GO), o curso de VIP em Fisioterapia Intensiva, com o objetivo de capacitar o profissional da Fisioterapia para atuar com mais segurança na Ventilação Mecânica em UTI’s. O Curso ainda teve uma parte dedicada para tratar sobre Ventilação Mecânica Não Invasiva e atendimento Home Care.

Para ministrar o Curso, tivemos grandes nomes como Alessandra Dorça, Lorena Carla, Fernanda Rossi e demais profissionais que trouxeram toda didática prática, para sala de aula.

Os alunos que compareceram ao curso, que contou com aulas das diretoras da Faculdade Ceafi, Alessandra Dorça e Lorena Carla.

E também contamos grandes nomes da Fisioterapia como Fernanda Rossi e Bruna Jantorno.

O curso VIP em Fisioterapia Intensiva se diferencia dos demais cursos do mercado por ter aulas práticas em UTI’s, abordar também a VNI, além de compactar todo o conteúdo em quatro dias.

Objetivo do Curso VIP:

Favorecer o desenvolvimento e conhecimento de novas técnicas para a atuação do fisioterapeuta, seja no âmbito hospitalar e terapia intensiva, proporcionando um conteúdo totalmente atualizado e uma abordagem para o resultado do tratamento.

Metodologia Inovadora que só a Faculdade Ceafi possui

O curso será realizado através da utilização de metodologia ativa, aula expositiva e dialogada, com enfoque em discussão de cases e vivências praticas simuladas.

Utilização de prática/vivência no CEAFI e em hospital com supervisor extremamente capacitado e atualizado para esclarecer todas as necessidades do aluno VIP.
O curso será realizado em 50 horas/aula, de segunda a quinta, turno matutino, vespertino e noturno.

Agora, confira qual foi o conteúdo abordado nesses quatro dias de Curso:

Dia 12 de julho: Facilitadora Fernanda Rossi
• 9:00 às 12:30 – Anátomo-Fisiologia do Sistema Respiratório. Avaliação Fisioterapêutica Respiratória com Foco na Função.
• 14:00 às 18:00 – Gasometria Arterial e Radiografia de tórax: uma visão teórico-prática e funcional.
• 19:00 às 22:00 – Prática em UTI – Avaliação Respiratória Funcional do paciente crítico, Gasometria Arterial e Radiografia de Tórax.

Dia 13 de julho: Facilitadora Alessandra Dorça e Bruna Jantorno
• 9:00 às 12:30 – Diagnóstico Funcional – Foco em Resultado. Fisioterapia Respiratória e recursos Fisioterapêuticos Manuais.
• 14:00 às 18:00 – Prática entre os participantes das estratégias de fisioterapia respiratória funcional.
• 19:00 às 22:00 – Prática em UTI – Diagnóstico e abordagem funcional com recursos fisioterapêuticos manuais.

Dia 14 de julho: Facilitadora Lorena Carla
• 9:00 às 12:30 – Fundamentos da Ventilação Mecânica Invasiva. Modos Ventilatórios Convencionais (VCV, PCV e PSV)
• 14:00 às 18:00 – – Ferramentas Gold: Rise Time e ETS. VMI na COVID 19.
• 19:00 às 22:00 – Prática em UTI – Como montar e desmontar ventiladores. Passo a passo para admissão de paciente em VCV e em PCV. Como ventilar o paciente em PSV: valor da PSV, ajuste do ETS e rise time.

Dia 15 de julho: Facilitadora Alessandra Dorça, Bruna Jantorno e Lorena Carla

• 9:00 às 12:30 – Ventilação não invasiva e workshop de VNI.
  • 14:00 às 18:00 – Gráficos normais e principais assincronias. Tabela PEEP x FiO2. Recrutamento Alveolar: o que há de novo.
  • 19:00 às 22:00Prática em UTI – Análise gráfica das principais assincronias. Como recrutar? Revisão de todo conteúdo abordado.

As inscrições para a próxima turma do Curso Vip em Terapia Intensiva já estão abertas.

Clique aqui e saiba mais

Confira as fotos do curso VIP