Fisioterapeuta: 4 formas de crescer na carreira

Existem muitas formas de crescer na carreira de fisioterapia. É importante conhecê-las para saber como trabalhar com mais destaque nesse setor, especialmente que ele vem se tornando cada vez mais importante para a população e cada vez mais usada em tratamentos para diversos tipos de pacientes, após diversos tipos de traumas e condições.

Até mesmo a pandemia do novo coronavírus aumentou a procura por fisioterapeutas, uma vez que a fisioterapia respiratória e neurológica se tornou um tratamento essencial para ajudar quem ficou com sequelas pós-Covid-19 a se recuperar e voltar a respirar melhor, por exemplo. Isso ajudou a área a ganhar um pouco mais de atenção além do padrão do fisioterapeuta que trabalha com os músculos e movimentos (embora ainda a maior parte dos profissionais do setor).

Quer ver algumas formas de crescer na carreira de fisioterapia? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

4 formas de crescer na carreira de fisioterapia

1. Aumente seu cinto de ferramentas

A medicina não é um trabalho simples de pegar uma receita de bolo e aplicar no paciente. É vital entender o que ele tem de problema com base nos sintomas e exames e, assim, tratar a questão de maneira personalizada e com base no que a Ciência identificou como eficaz e seguro.

Por isso, é seguro dizer que quanto mais opções e ferramentas um profissional da área da Saúde tem, mais eficaz ele pode ser. É como o Batman: se ele tiver muitos gadgets no seu cinto de ferramentas, ele pode combater mais vilões e sair de mais situações complexas.

Para um fisioterapeuta, é vital aprender diversas técnicas e estratégias que aumentem seu leque de conhecimentos e permitam adicionar mais ferramentas no seu cinto de utilidades.

Por exemplo, se ele souber como aprender massagem, poderá ajudar os pacientes a avançar com mais segurança e conforto no tratamento, oferecendo essas massagens para aliviar os músculos, remover a tensão e ajudar a estimular a área para que os exercícios sejam mais eficazes.

2. Trabalhe com mais tipos de pacientes

É fácil para um fisioterapeuta focar em um tipo de paciente e pronto, não sair mais dali. No entanto, quanto mais tipos de pacientes ele atender, maiores as chances de ter uma agenda sempre lotada e crescer na carreira.

Dito isto, não confunda ter mais tipos de pacientes com explorar outras áreas. Por exemplo, se você se especializou em fisioterapia infantil, é esse o seu foco e pronto. Não adianta atender idosos ou esportistas.

No entanto, os tipos de pacientes que estamos falando são aqueles com base na origem e classificação deles. Por exemplo, atenda pacientes particulares, que marcam consulta diretamente com você, mas também atenda via convênio ou em clínicas especializadas. Diversifique para ter mais segurança e estabilidade.

3. Evolua seu conhecimento constantemente

Quando foi a última vez que você sentou para estudar sobre fisioterapia? Mas estudar de verdade: ir a um congresso, ler papers recém-lançados, fazer uma pós ou curso de especialização?

Se faz mais de 6 meses que você fez isso pela última vez, então é hora de pensar em voltar a estudar. É importante que você esteja com seu conhecimento sempre em constante evolução, sempre adicionando novas coisas. Quanto mais você aprender e dominar, mais a sua carreira vai progredir e você poderá ter mais sucesso.

4. Invista em marketing

Se você pretende trabalhar por conta própria, sem atender em clínicas ou hospitais especializados, então você precisa investir em Marketing (sempre seguindo as regras do Marketing Médico, claro). Portanto, você precisará entender algumas ferramentas e conceitos sobre como atrair, nutrir e converter pessoas em pacientes para você.

Marketing é uma das mais importantes daquelas habilidades que todo empreendedor tem que saber “pelo menos um pouquinho”, como Contabilidade, Administração e alguns aspectos do Direito.

É vital ter esse conhecimento para não depender de recomendações ou da sorte para ter os pacientes. Quanto mais você dominar o marketing, mais fácil será ter uma agenda cheia para trabalhar.

Além disso, o Marketing dará a você um leque com mais opções para lucrar. Por exemplo, você pode montar cursos para compartilhar seu conhecimento com outros profissionais fisioterapeutas, ensinando o seu leque de ferramentas e conhecimentos próprios.

Isso é especialmente lucrativo agora que temos uma grande popularização dos cursos online e dos infoprodutos (eBooks e outros). No entanto, para funcionar, você precisa dominar conceitos de Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais, anúncios e como fazer um bom lançamento de produtos e cursos na Internet.

Pronto! Agora que você já viu essas formas de crescer na carreira de fisioterapia, pode colocá-las em prática para ter mais sucesso no setor e garantir maior longevidade para a sua atuação profissional. Essas dicas ajudam tanto os fisioterapeutas que decidiram trabalhar por conta própria, quanto aqueles que escolheram executar suas funções atrelado a uma clínica ou hospital.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com seus colegas da área!