5 dicas para você melhorar o seu Marketing Pessoal

Há algum tempo o Marketing se tornou uma das principais e fundamentais áreas de estudo e implementação de todas as empresas, independente de ramo de atuação e o tamanho dela. Mas dentro desse mundo há inúmeras ferramentas e possibilidades de atuação e crescimento que muitos ainda não conhecem bem ou, se conhecem, ainda possuem dificuldade em colocar em prática. Uma dessas fatias da área é o Marketing Pessoal, o qual vamos dar uma breve introdução sobre o que é e claro, deixaremos algumas dicas para que você já possa colocar em prática ou aperfeiçoar o trabalho que já faz.

O que é Marketing Pessoal?

Assim como existe um planejamento e toda uma campanha de divulgação ou lançamento de algum produto, empresa ou marca é também fundamental que o mesmo aconteça a você, profissional. Além de ter um bom material de divulgação, logotipo e cartão de visita o mais importante é mais simples que pensamos: VOCÊ. A forma como você se apresenta é seu Marketing Pessoal, e tê-lo bem definido e bem praticado é essencial para atingir melhores resultados e o sucesso.

Dica 1: Postura e Apresentação

Quem pode passar uma melhor confiabilidade e respeito se não aquela pessoa que está sempre com um sorriso no rosto e uma educação impecável? Portanto, além de uma roupa bacana, um perfume não muito enjoativo e a higiene em dia é necessário também sempre ser cordial e elegante com todos. Um aperto de mão firme, andar e sentar com postura ereta demonstram mais seriedade, e claro, sempre mantenha os braços descruzados para receber e entregar boas vibrações.

Dica 2: Vocabulário

Evite gírias, palavrões, repetições e expressões que possam deixar o seu cliente desconfortável ou irritado. Uma boa maneira de treinar é manter um diálogo frente ao espelho e corrigindo sempre que necessário, além de ler bastante também.

Dica 3: Estude

Talvez uma das mais importantes etapas do seu processo profissional é o conhecimento. Ler bastante, assistir a vídeos e acompanhar o que rola no mundo e na sua área de atuação é essencial para que você não tropece nas situações citadas nesse texto. Dentro de todos os cursos de Especialização e Aperfeiçoamento do CEAFI possuem um módulo específico para Estratégia e Marketing de Carreira, onde os alunos aprendem todas as ferramentas e técnicas necessárias para se posicionar e vender no mercado. Procure sempre cursos que lhe proporcionem esse preparo!

Dica 4: Networking

Sabe aqueles colegas de faculdade que comentavam que sempre queriam montar o seu próprio negócio ou do antigo trabalho que você sempre admirou o perfil empreendedor? Pois então, jamais perca o contato com eles. Se manter bem relacionado no mercado faz toda a diferença. Aumente sua rede de relacionamento, mantenha contato, participe de palestras e cursos diversos e esteja sempre ligado a tudo.

Dica 5: Cuide-se

Nenhuma das últimas dicas funcionará se algo não estiver 100%: SEU CORPO. É importante que você cuide de sua saúde física e mental para que tudo corra em perfeita sintonia. Acorde cedo, pratique exercício, tome um banho gelado, leia, produza, trabalhe, curta a família, os amigos, tenha seu tempo, planeje o próximo dia, confira os erros, acertos e resultados, durma bem, alimente-se de forma saudável, repita todo o processo.

Bruno Aquino

Marketing