5 dicas para render mais nos estudos e evitar distrações

Se preparar para uma prova importante exige dedicação e constância. E para manter a mente focada, você pode contar com essas 5 dicas para render mais nos estudos e evitar distrações.

Essas dicas exigem uma adaptação de rotina e, no começo, pode parecer desafiador. Mas saiba que, a partir do momento que você criar o hábito, render mais nos estudos e evitar distrações fica mais simples.

Use a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi desenvolvida em meados dos anos 80 e propõe uma estrutura de foco e descanso em períodos específicos. 

Seu método mais comum é a divisão de blocos de tempo de 25 minutos de foco e 5 de descanso, e a cada quatro ciclos desses, ao invés de 5 minutos de descanso, são 15.

Existem muitos sites e aplicativos que disponibilizam a técnica Pomodoro, que é reconhecida por especialistas como uma das melhores dicas para render mais nos estudos e evitar distrações.

Estruture os estudos com coisas que você gosta

Cada pessoa conhece temas que têm maior ou menor facilidade de aprendizado. Há quem foque totalmente em estudar um assunto que não domina, mas isso pode ser prejudicial.

O ideal é que você estruture os estudos misturando coisas que gosta e que não gosta. Então, se você gosta de direito desportivo, por exemplo, pode combinar para estudar algo que não tem domínio no mesmo dia, como cálculo.

Assim, seu dia fica melhor dividido e você conseguirá manter a motivação por mais tempo, mesmo ao estudar coisas que não gosta tanto.

Identifique seu melhor horário

Você já reparou que existem pessoas que são mais ativas pela manhã, enquanto outras se sentem melhor à noite? 

Uma das dicas para render mais nos estudos e evitar distrações fala justamente sobre isso: identificar o seu melhor horário.

Para isso, você vai precisar fazer testes na rotina. Experimente, por pelo menos um mês, acordar cedo e fazer seus estudos pela manhã. Posteriormente, teste outro estilo de rotina, até identificar o melhor horário para você.

Ao identificar o período do dia que você rende mais, é possível estruturar sua rotina de estudos para aproveitar ao máximo o momento em que a energia está em alta.

Durma as horas necessárias para revigorar a mente

O sono é fundamental para a saúde mental e a qualidade da memória. Segundo a ciência, a maioria das pessoas precisa de 7h30 a 8h30 dormindo para “recarregar”.

Entretanto, em períodos de estudo para provas, é muito comum que as pessoas durmam menos, pensando em estudar mais.

Mas uma das dicas para render mais nos estudos e evitar distrações é estar com a mente limpa e revigorada, coisa que uma boa noite de sono é capaz de proporcionar.

Assim, ao invés de cortar seu tempo de sono, procure sempre dormir as horas que são recomendadas para manter sua energia e foco em dia.

Tire um tempo diário para você

Estudar o tempo todo pode ser bastante cansativo. Por isso, uma das dicas para render mais nos estudos e evitar distrações é não se privar de momentos de lazer.

Todos os dias, procure reservar um tempo para fazer algo que gosta. Pode ser a prática de atividade física, um episódio de seriado ou tocar um instrumento.

Quando você tem um compromisso com seu bem-estar, consegue evitar distrações ao compreender que o momento de lazer vai chegar.

Para manter o foco nos estudos, especialmente a longo prazo, é preciso montar estratégias para conseguir estar motivado, o que ajuda a criar constância e evitar distrações

Para garantir seu melhor desempenho, vale seguir essas dicas para render mais nos estudos e fazer testes de outras orientações, para descobrir o que realmente funciona para você.

Assim, conseguir a tão sonhada nota em uma prova vai ser bem mais simples!

Compartilhe esse Post:

Outros Posts

Seja um aluno
CEAFI!

Preencha os campos e fale
com o nosso time.

    Seja um aluno
    CEAFI!

    Preencha os campos e fale
    com o nosso time.

    Login

    Portal do
    Aluno

    Portal do
    Professor

    Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
    Pular para o conteúdo