Pós-graduação em Motricidade Orofacial

Modalidade:

Unidade:

Goiânia/Brasília

Saiba mais sobre o curso:

O curso de pós-graduação em Motricidade Orofacial do CEAFI, é uma formação avançada e especializada voltada para profissionais da área de Fonoaudiologia que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as funções orofaciais. Este curso oferece uma abordagem abrangente que engloba a avaliação, o diagnóstico e o tratamento das funções estomatognáticas, como respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala.Os alunos terão a oportunidade de explorar tanto os aspectos teóricos quanto práticos da motricidade orofacial, com foco na integração de conhecimentos para a prática clínica. O conteúdo do curso é cuidadosamente elaborado para abordar temas como anatomia e fisiologia orofacial, desenvolvimento das funções orofaciais, distúrbios orofaciais, além de técnicas e métodos de intervenção terapêutica.

Objetivos:

• Aprofundar o Conhecimento Teórico:
  • Fornecer uma base sólida em anatomia, fisiologia e neurofisiologia das estruturas orofaciais, compreendendo as funções relacionadas à respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala.
  • Desenvolver Competências em Avaliação e Diagnóstico:
  • Capacitar os profissionais para realizar avaliações precisas das funções orofaciais, utilizando métodos clínicos e instrumentais, e elaborar diagnósticos diferenciais em casos de distúrbios orofaciais.
  • Aperfeiçoar Técnicas Terapêuticas:
  • Ensinar técnicas avançadas de intervenção terapêutica para a reabilitação das disfunções orofaciais, promovendo a normalização das funções estomatognáticas em diferentes faixas etárias.
  • Incentivar a Pesquisa Científica:
  • Estimular a produção científica na área de motricidade orofacial, incentivando a realização de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas clínicas.
  • Promover a Interdisciplinaridade:
  • Fomentar a compreensão da importância do trabalho interdisciplinar no tratamento das disfunções orofaciais, capacitando os profissionais para atuarem em equipes multiprofissionais e integrar conhecimentos de diferentes áreas da saúde.
  • Atualizar o Conhecimento sobre Inovações na Área:
  • Manter os profissionais atualizados sobre as últimas inovações tecnológicas, metodológicas e terapêuticas na área de motricidade orofacial, promovendo o desenvolvimento contínuo de suas habilidades clínicas.
  • Capacitar para Atuação Profissional Especializada:
  • Preparar os profissionais para atuar de maneira ética, competente e especializada no mercado de trabalho, elevando o padrão de atendimento em Fonoaudiologia com foco na motricidade orofacial.

Duração:

18 Módulos

Modalidade:

Unidade:

Goiânia/Brasília

Saiba mais sobre o curso:

O que você irá aprender

Módulo I

Estratégia e Marketing em Saúde

20H

Prática baseada em evidências científicas

Fundamentos da Motricidade Orofacial