Pós-Graduação em Fisioterapia Veterinária de Pequenos Animais

Modalidade:

Unidade:

Goiânia

Saiba mais sobre o curso:

O curso de pós-graduação em Fisioterapia Veterinária de Pequenos Animais do CEAFI é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se especializar em uma área crescente e vital no cuidado animal. Com foco na reabilitação e manutenção da saúde de pequenos animais, o curso oferece uma formação sólida que combina teoria e prática clínica. Os alunos aprenderão técnicas avançadas, como cinesioterapia e hidroterapia, adaptadas para ortopedia, neurologia, cardiologia, e cuidados paliativos. Com um corpo docente renomado e uma abordagem interdisciplinar, o curso prepara os profissionais para enfrentar os desafios do mercado e melhorar a qualidade de vida dos animais, oferecendo um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Público: Médicos Veterinários que desejam se especializar em reabilitação e fisioterapia animal.

Objetivos:

• Fundamentos da Fisioterapia aplicada a pequenos animais:
  • Base sólida em anatomia, fisiologia e biomecânica.
  • Fundamentação da prática clínica em pequenos animais.
  • Desenvolvimento de habilidades técnicas em modalidades terapêuticas:
  • Capacitação em cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia, massoterapia, entre outras.
  • Aplicação de técnicas para reabilitação de condições ortopédicas e neurológicas.
  • Aprofundamento em fisiopatologia de doenças tratáveis com fisioterapia:
  • Estudo das condições médicas comuns em pequenos animais.
  • Compreensão das necessidades terapêuticas dos pacientes.
  • Integração da fisioterapia com outras áreas da Medicina Veterinária:
  • Abordagem interdisciplinar com ortopedia, neurologia, cardiologia e oncologia.
  • Tratamento holístico dos pacientes.
  • Desenvolvimento de habilidades para avaliação e elaboração de planos de tratamento personalizados:
  • Avaliação física detalhada e identificação de necessidades específicas.
  • Criação de planos de tratamento individualizados.
  • Incentivo à prática baseada em evidências:
  • Utilização de evidências científicas na tomada de decisões clínicas.
  • Garantia de tratamentos baseados em pesquisas atualizadas.

Duração:

18 Módulos

Modalidade:

Unidade:

Goiânia

Saiba mais sobre o curso:

O que você irá aprender

Módulo I

Estratégias de Marketing em Saúde/Gestão de Clínicas e Consultórios de Fisioterapia Veterinária.

Módulo 2

Práticas baseadas em evidências

Módulo 3

Bases morfofuncionais anatômicas e biomecânica do sistema osteomioarticular de pequenos animais

Módulo 4

Propedêutica ortopédica e traumatologia do sistema apendicular e axial

Módulo 5

Bases morfofuncionais anatômicas do SN (central e periférico) em pequenos animais. Diagnóstico por imagem em Neurologia. Ética e bem estar animal e Fisiologia da Dor

Módulo 6

Propedêutica Neurológica e principais doenças neurológicas

Módulo 7

Métodos de avaliação e diagnóstico em Fisioterapia Veterinária. Análise da Marcha

Módulo 8

Bases morfofuncionais anatômicas dos sistemas cardiorrespiratória e endócrino. Propedêutica cardiovascular, respiratória e endócrina Doenças do sistema cardiorrespiratório e metabólicas, fisiologia do exercício.

Módulo 9

Fisioterapia respiratória. Paciente hospitalizado/internado, intensivismo e ventilação mecânica.

Módulo 10

Modalidades Terapêuticas em Fisioterapia Veterinária I e II- Eletrofototerapia- Laser; Photum (led), TENS, FES, Haihua, Magnetoterapia; Cinesioterapia, Termoterapia (Hidroterapia, crioterapia, calor superficial e profundo, Shock Wave, US, Infrassom).

30H

Modalidades Terapêuticas em Fisioterapia Veterinária I e II – Práticas

Módulo 12

Modalidades Terapêuticas em Fisioterapia Veterinária III: Mecanoterapia, bandagens, RTM (massoterapia, quiropraxia, ventosas, osteopatia, agulhamento a seco) ozonioterapia.

Módulo 13

Medicina integrativa: células tronco, canabidiol, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, florais, terapia neural, Musicoterapia. Infiltrações

Módulo 14

Técnicas e Protocolos em MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e Fundamentos/Princípios da Acupuntura Veterinária.

Módulo 15

Biomecânica do paciente amputado. Reabilitação fisioterapêutica do paciente amputado, órteses e próteses. Confecção de órteses com materiais termoplásticos

Módulo 16

Reabilitação de pacientes pediátricos, geriátricos, cardíacos, obesos, alterações metabólicos, oncológicos e felinos