Resumo sobre Síndrome de Guillain-Barré

O que é a síndrome de Guillain-Barré?
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) também é chamada é um distúrbio neurológico em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico, a parte do sistema nervoso fora do cérebro e da medula espinhal.
O início de tudo:
O início da SGB pode ser bastante súbito e inesperado e requer hospitalização imediata. Pode se desenvolver em alguns dias ou pode levar várias semanas, com a maior fraqueza ocorrendo nas primeiras duas semanas após o aparecimento dos sintomas.
O que causa a síndrome de Guillain-Barré?
Não está claro porque algumas pessoas recebem SGB. O que se sabe é que o sistema imunológico do corpo começa a atacar o próprio corpo.
A SBS pode ocorrer após uma infecção viral, cirurgia, lesão ou reação a uma imunização.
Alguns de patógenos associados a SBG podem incluir o Campylobacter jejuni, citomegalovírus, Mycoplasma pneumoniae, vírus Epstein-Barr e até mesmo o vírus Zika. Porém, vale ressaltar que a não exclui o diagnóstico de SGB.
Qual é o Quadro Clínico?
O primeiro sintoma inclui sensação de fraqueza ou formigamento nas pernas. Isso às vezes se espalha para os braços e parte superior do corpo. Um exame neurológico geralmente revela uma perda de todos os reflexos tendinosos profundos.
Outros Sintomas: labilidade da pressão arterial, disfunção pupilar, arritmia, taquicardia e sudorese, insuficiência respiratória, disfunção cardiovascular autonômica grave, disfagia grave ou fraqueza rapidamente progressiva (em casos graves).
Como a síndrome de Guillain-Barré é diagnosticada?
Os sinais e sintomas do SGB variam. Pode ser difícil diagnosticar em seus estágios iniciais.
- Sintomas em ambos os lados do corpo
- Os sintomas aparecem rapidamente – dias ou semanas em vez de meses
- Perda de reflexos
- Alto nível de proteína no líquido cefalorraquidiano.
Para diagnosticar SGB, você pode ter os seguintes testes:
1)Punção lombar (punção lombar):
Uma agulha especial é colocada na parte inferior das costas, no canal espinhal. Esta é a área ao redor da medula espinhal. A pressão no canal medular e no cérebro pode então ser medida.
2) Eletroneuromiografia:
Esses estudos são feitos para avaliar e diagnosticar distúrbios dos músculos e neurônios motores. Os eletrodos são inseridos no músculo ou colocados na pele sobrejacente a um músculo ou grupo muscular, e a atividade elétrica e a resposta muscular são registradas.
O acompanhamento com equipe multidisciplinar é necessário para auxiliar na reabilitação completa, pois os pacientes com SGB podem permanecer com alterações motoras, dor e fadiga mesmo após o tratamento imunomodulador.
Gostou do Conteúdo? Então, talvez você tenha interesse em nossa pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional.
A Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional oferece aos profissionais os conhecimentos teóricos e práticas necessárias para o atendimento de pacientes com alterações neurológicas, cognitivas e/ou motoras. 🧠🦿🦾
As disciplinas do curso são ministradas por professores experientes que abordam os principais conceitos relacionados à fisioterapia neurofuncional, bem como as técnicas mais utilizadas na área.
🏥Além disso, o curso oferece estágios em hospitais, clínicas e centros de reabilitação para que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas.
👉Ao término dessa especialização você receberá certificações extras em:
✅Avaliação biomecânica da marcha e prescrição de órteses (20h)
✅Abordagem respiratória no paciente neurológico (40h)
✅Neuropediatria e estimulação precoce (40h)