Qual melhor preditor de mortalidade no paciente com SDRA por COVID 19?

PaO2 / FiO2 é a única variável utilizada para estratificar a gravidade da SDRA apesar das evidências sugerindo que é um mau preditor de resultado.
Vários estudos já demonstraram que preditores que analisam a ventilação prejudicada, medida pela VD / VT (fração de espaço morto) e VR (razão ventilatória), são variáveis mais confiáveis e com maior valor prognóstico ao longo do tempo. Têm desempenho superior a qualquer parâmetro de oxigenação na previsão da mortalidade na SDRA.
Esses dados só reforçam a limitação da P/F como principal variável estratificante da SDRA.
Complacência, razão de espaço morto e recrutabilidade não fazem parte dessa definição. Já tinha pensado nisso?
Se quiser saber mais detalhes sobre a importância dos preditores fisiológicos na avaliação de ventilação prejudicada, acesse os artigos abaixo.

Lorena Carla
Docente dos Módulos de Ventilação Mecânica Invasiva da Faculdade CEAFI